Notícias

Podcast ajuda a entender o que está por trás da sua compra

Podcast Eloquente

Com seis episódios, a primeira temporada do Eloquente foi dedicada a debater o consumo consciente

A primeira temporada completa do Eloquente, o podcast da socioeconomia, já está disponível nos tocadores e também no site do Instituto Interelos. Ao longo dos seis episódios, convidamos quem entende de socioeconomia para conversas sobre as questões que precisamos encarar se queremos construir uma economia mais justa e sustentável.

As conversas debateram por que é tão difícil adotar um consumo mais consciente e o que, de fato, está por trás daquilo que consumimos. No primeiro episódio, contamos com a apresentação do fundador e presidente do Instituto Interelos, Aerton Paiva, e conversamos sobre as relações ocultas entre o consumidor e os produtos e serviços. Fizemos um debate sobre a “uberização” da economia e a precarização do trabalho, especialmente na área de transporte, e debatemos sobre a responsabilidade do consumidor nesse cenário. Entre os convidados, contamos com a presença do Diego Veiga, cientista social do Núcleo de Economia Solidária da USP, e do professor Ricardo Antunes, que ensina Sociologia do Trabalho na Unicamp. Ouvimos também a empreendedora e fundadora do aplicativo Lady Driver, primeiro aplicativo de transporte exclusivo para mulheres do Brasil, Gabryella Correa.

Na segunda conversa da temporada, recebemos a engenheira florestal e pesquisadora da Embrapa, Ana Euler, e o presidente do conselho deliberativo do Instituto Ethos, Ricardo Young, para falar sobre a distribuição de valor nas cadeias produtivas. Nesse bate papo, procuramos entender a trajetória dos produtos até chegar ao consumidor, onde o valor é gerado e distribuído e como podemos criar uma cadeia que distribui melhor esse valor e gera uma remuneração mais justa para os trabalhadores envolvidos nos diferentes elos da cadeia. Ouvimos também o depoimento da Leonora Lubie, criadora da Lubie Bakery, confeitaria especializada em cookies que tem muito cuidado e responsabilidade sobre a cadeia produtiva.

No terceiro episódio, o assunto da vez foi o impacto ambiental da produção e do consumo. Ouvimos o líder em ações para comunidade e mudanças sistêmicas do Social Gastronomy Movement, Mike Oliveira, a comunicadora socioambiental Eloísa Artuso E também o Gustavo Sanchez, diretor de comunicação da empresa de produtos de limpeza 100% naturais e biodegradáveis YVY Brasil.

Tivemos, em seguida, uma conversa sobre o conceito de socioeconomia no quarto episódio, trazendo reflexões para destrinchar e entender melhor essa ideia, com convidados como a ativista social pela economia solidária Denise Kassama e a Daniela Vilela, diretora executiva do FSC Brasil. Ouvimos também o Paulo Araújo, coordenador de comunicação, sustentabilidade e experiências da Fazenda da Toca, que nos traz um exemplo inspirador de como uma produção agrícola orgânica pode ganhar escala.

No quinto episódio, o tema foi o consumo consciente e os desafios que enfrentamos para que os consumidores tenham acesso a informação e os incentivos necessários para mudar os seus hábitos de consumo. Entre os convidados, estavam a engenheira florestal Nurit Bensusan e o Rodrigo Cunha, CEO da Agência Profile. Pensando em trazer para a roda de conversa pessoas de ação à frente de iniciativas de impacto real, ouvimos também o Fernando Assad, cofundador da Vivenda, empresa que adota um modelo de reformas residenciais de baixíssimo custo.

Encerramos a temporada com um diálogo enriquecedor sobre o poder das escolhas do consumidor com o diretor do instituto Akatu, Helio Mattar, e o CEO ativista do Grupo Gaia, João Paulo Pacifico, em que refletimos sobre o consumo como um ato político e sobre as diversas implicações dessa ação aparentemente simples. Ouvimos também a Lucy Freitas, do Sistema B Brasil, que reconhece empresas que trabalham para a construção de uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa para as pessoas e para o planeta.

Nesses seis episódios da primeira temporada do Eloquente, tivemos reflexões indispensáveis e provocações necessárias, além de exemplos inspiradores de iniciativas que estão mudando a forma de produzir e consumir e também recomendações de conteúdo para quem deseja se aprofundar mais nos temas debatidos.

Ouça a primeira temporada aqui.

Últimas notícias