Notícias

Jovens comunitários são contratados para fortalecer atividades sustentáveis na Amazônia

Amazônia
Quer receber estas notícias em primeira mão no seu e-mail? Assine a nossa newsletter aqui.

Programa de cadeias de valor da sociobiodiversidade busca mão de obra local para realizar coleta de dados socioeconômicos dentro da Resex Verde Para Sempre.

Para construir uma cadeia de valor sustentável, é fundamental identificar quais atividades produtivas têm maior potencial de desenvolvimento em um determinado território. Nesse processo, é importante considerar fatores como mercado, logística, expertise regional e as capacidades e potenciais de atores locais, visando otimizar recursos, mão de obra e investimentos.

Em parceria com o Comitê de Desenvolvimento Sustentável (CDS), o Instituto Interelos está desenvolvendo um programa para incentivar atividades econômicas sustentáveis na Reserva Extrativista Verde Para Sempre, no Pará. Desde que foi criado, em 1994, o CDS contribui para a preservação da floresta e integridade do território, atuando na promoção da vida digna e do desenvolvimento sustentável em Porto de Moz e região. Atualmente organizado em formato de confederação, o CDS é constituído por mais de trinta organizações dentre associações comunitárias, sindicatos e cooperativas. Seu papel principal tem sido a orientação e animação destas organizações, além do atendimento de demandas sociais diversas e estabelecimento de parcerias com universidades e ONGs nacionais e internacionais.

Mediante seu histórico e representatividade, o CDS é um ator estratégico e possui potencial para atuar como uma agência de desenvolvimento, com capacidade de planejamento de médio e longo prazo e intervenções estruturantes no território. A realização deste potencial, no entanto, requer uma equipe técnica própria e uma gestão fortalecida. Para alcançar este desafio, o Instituto Interelos em parceria com o CDS e apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), vai capacitar e formar quatro jovens comunitários que conduzirão o mapeamento e coleta de dados socioeconômicos com produtores envolvidos nas atividades econômicas sustentáveis. As informações coletadas serão utilizadas para criar uma base de dados sociais, econômicos e ambientais que ajudará a avaliar as potencialidades e gargalos para garantir a viabilidade produtiva e de escoamento dos produtos sustentáveis. Ao mesmo tempo, sua atualização regular permitirá um acompanhamento e avaliação dos avanços e entraves para que cadeias de valor da sociobiodiversidade se tornem realmente atrativas na promoção da vida digna e do desenvolvimento sustentável.

Mayte Rizek, consultora do Instituto Interelos e responsável por coordenar as atividades dos jovens, destaca a importância desta fase do programa: “o objetivo desse projeto é avaliar, com base no progresso dos dados coletados, se as cadeias produtivas estão, de fato, melhorando a vida das pessoas.” Segundo ela, os comunitários contratados irão participar do planejamento das atividades e conduzir as entrevistas com produtores locais, além de apoiar na devolutiva dos resultados.

“Trata-se de um passo importante para criar as condições de autonomia dessas comunidades, além de contribuir para a formação desses jovens que convivem em um contexto de parcas oportunidades de geração de renda e conhecimento técnico, sem que eles precisem se ausentar de suas comunidades.” 
Mayte Rizek

Segundo Rosalina Magalhães, da equipe do CDS, é essencial esse tipo de contratação para que os conhecimentos gerados sejam internalizados no CDS e também para formar novas lideranças que possam tocar suas atividades no futuro. Já para Emanoel Ferreira Magalhães, um dos jovens contratados, a expectativa em relação a esse trabalho é a de poder agregar melhorias em relação à qualidade de vida das famílias e comunidades ribeirinhas. 

Logo, fortalecer as cadeias produtivas na Resex Verde Para Sempre é essencial para garantir o manejo sustentável dos recursos naturais, o acesso da população tradicional às políticas públicas e o fortalecimento das comunidades que vivem na reserva. Para isso, é crucial abrir espaço para a escuta das demandas dos moradores e criar soluções em conjunto com os produtores locais a fim de garantir que as iniciativas implementadas na região possam, de fato, melhorar a vida das pessoas.

Quer receber estas notícias em primeira mão no seu e-mail? Assine a nossa newsletter aqui.

Últimas notícias