Notícias

Cooperação inédita busca soluções inovadoras para a cadeia de produção do açaí no Amapá

Foto: SESI/SENAI

Instituto Interelos, SENAI Amapá e Amazonbai unem forças para impulsionar desenvolvimento sustentável por meio da inovação.

Em parceria inédita, três importantes instituições que atuam diretamente no bioma amazônico trabalham para criar mecanismos que possam promover negócios sustentáveis e gerar soluções inovadoras para a região.

O marco inicial dessa confluência de interesses foi o “Workshop de Inovação sobre a cadeia produtiva do açaí do Arquipélago do Bailique e do Beira Amazonas”, realizado na última semana no Hub de Inovação do SENAI, em Macapá. O encontro, que durou dois dias e contou com a parceria do Sebrae do Amapá,  reuniu especialistas da Rede SENAI de Inovação, representantes do Instituto Interelos e lideranças da cooperativa Amazonbai

A finalidade dessa parceria estratégica é debater alternativas de inovação para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor do açaí no Amapá, tendo a Amazonbai como modelo para implantação dessas alternativas, e assim construir, em conjunto, iniciativas inovadoras capazes de beneficiar os produtores da região e melhorar, assim, a qualidade de vida e condição socioeconômica das comunidades ribeirinhas amazônicas.

Assine a nossa Newsletter e saiba em primeira mão o que estamos fazendo. Clique aqui!

Segundo Renata de Barros, engenheira agrícola e ambiental que representou o Instituto Interelos na organização das frentes de trabalho, “a parceria com o SENAI vem para contribuir nos principais temas da cadeia do açaí  do Amapá, preenchendo uma importante demanda que diz respeito à eficiência do processo logístico e produtivo da cadeia, e também do tratamento de resíduos.”

“A economia do açaí é significativa para o fortalecimento do Amapá. Atualmente é considerado uma das frutas com maior destaque socioeconômico e se tornou o produto de maior potencial de distribuição de renda para a população local”, ressaltou o presidente do Instituto Interelos, Aerton Paiva.

“Com o sucesso dessa parceria, nossa intenção é replicar o modelo de inovação em outras localidades da Amazônia.”

Renata Barros

No primeiro dia de encontro, o grupo debateu temas como resíduo zero, eficiência produtiva, agregação de valor, logística e conectividade. Já no segundo dia, todos foram convidados a conhecer o funcionamento da atual linha de fabricação de polpa de açaí da Amazonbai, e fizeram uma visita à sua agroindústria. Ao final do workshop, o grupo visitou também o local que receberá as instalações da nova fábrica.

O Instituto Interelos acredita que investir em inovação é essencial para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Através da busca por novas abordagens e tecnologias, pode-se garantir um equilíbrio entre o crescimento econômico e a preservação ambiental, promovendo um futuro sustentável para a região e suas comunidades.

Últimas notícias