Consulta faz parte de programa que incentiva atividades econômicas sustentáveis na Resex Verde Para Sempre.
Em parceria com o Comitê de Desenvolvimento Sustentável (CDS), o Instituto Interelos está implementando um programa inovador na Reserva Extrativista Verde Para Sempre, localizada no estado do Pará. O objetivo é promover atividades econômicas sustentáveis e melhorar a qualidade de vida das comunidades locais.
Partindo de um Protocolo de Negócios e Desenvolvimento Comunitário (PNDC) que inicia pelo processo de articulação e mobilização dos produtores e comunidades interessados em participar do desenvolvimento da cadeia produtiva, a etapa seguinte do programa é o processo de consulta e consentimento livre, prévio e informado (CLPI), direito previsto na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que garante que povos indígenas e comunidades tradicionais tenham o direito de auto afirmar a sua identidade e de autodeterminar as suas vidas e suas formas de decisão e organização.
Nesta etapa, a gestora ambiental do Instituto Interelos, Mariana Chaubet, conduziu a oficina na comunidade do IRAPI, dentro da Resex, em Porto de Moz, no último dia 10 de junho, com a presença de 59 produtores de 8 comunidades. Durante a consulta, a metodologia do protocolo de negócios e desenvolvimento comunitário e o plano de trabalho foram apresentados aos participantes, que deram consentimento para o desenvolvimento da cadeia produtiva do açaí, demonstrando o envolvimento e o comprometimento das partes interessadas.
Assine a nossa Newsletter e saiba em primeira mão o que estamos fazendo. Clique aqui!
A consulta é fundamental em qualquer programa de intervenção comunitária, pois parte da premissa de que as pessoas têm o direito de escolher se querem ou não participar de uma ação comunitária, bem como autorizar ou não a realização de determinada intervenção em um território.
Mariana Chaubet
Se, por um lado, o fortalecimento das cadeias produtivas dentro da Resex Verde Para Sempre é considerado essencial para impulsionar o desenvolvimento das comunidades que dependem da reserva, por outro, cada etapa do processo deve ser cuidadosamente planejada, levando em consideração o diálogo e a obtenção de consenso entre os envolvidos.
O Instituto Interelos e o Comitê de Desenvolvimento Sustentável (CDS) continuam comprometidos com o sucesso deste programa, visando impactar positivamente a vida das pessoas que vivem na Reserva Extrativista Verde Para Sempre conciliando o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e garantindo, assim, um equilíbrio que beneficiará as comunidades presentes e futuras.
A jornada para o desenvolvimento sustentável ainda tem muitos desafios pela frente, mas é guiada pela esperança de um futuro mais próspero e harmonioso para todos.