Notícias

Produtores locais aprovam plano de desenvolvimento da cadeia do açaí em reserva extrativista

Produtores locais aprovam plano de desenvolvimento da cadeia do açaí em reserva extrativista

Consulta faz parte de programa que incentiva atividades econômicas sustentáveis na Resex Verde Para Sempre.

Em parceria com o Comitê de Desenvolvimento Sustentável (CDS), o Instituto Interelos está implementando um programa inovador na Reserva Extrativista Verde Para Sempre, localizada no estado do Pará. O objetivo é promover atividades econômicas sustentáveis e melhorar a qualidade de vida das comunidades locais. 

Partindo de um Protocolo de Negócios e Desenvolvimento Comunitário (PNDC) que inicia pelo processo de articulação e mobilização dos produtores e comunidades interessados em participar do desenvolvimento da cadeia produtiva, a etapa seguinte do programa é o processo de consulta e consentimento livre, prévio e informado (CLPI), direito previsto na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que garante que povos indígenas e comunidades tradicionais tenham o direito de auto afirmar a sua identidade e de autodeterminar as suas vidas e suas formas de decisão e organização.

Nesta etapa, a gestora  ambiental do Instituto Interelos, Mariana Chaubet, conduziu a oficina na comunidade do IRAPI, dentro da Resex, em Porto de Moz, no último dia 10 de junho, com a presença de 59 produtores de 8 comunidades. Durante a consulta, a metodologia do protocolo de negócios e desenvolvimento comunitário e o plano de trabalho foram apresentados aos participantes, que deram consentimento para o desenvolvimento da cadeia produtiva do açaí, demonstrando o envolvimento e o comprometimento das partes interessadas.

Assine a nossa Newsletter e saiba em primeira mão o que estamos fazendo. Clique aqui!

A consulta é fundamental em qualquer programa de intervenção comunitária, pois parte da premissa de que as pessoas têm o direito de escolher se querem ou não participar de uma ação comunitária, bem como autorizar ou não a realização de determinada intervenção em um território.

Mariana Chaubet

Se, por um lado, o fortalecimento das cadeias produtivas dentro da Resex Verde Para Sempre é considerado essencial para impulsionar o desenvolvimento das comunidades que dependem da reserva, por outro, cada etapa do processo deve ser cuidadosamente planejada, levando em consideração o diálogo e a obtenção de consenso entre os envolvidos. 

O Instituto Interelos e o Comitê de Desenvolvimento Sustentável (CDS) continuam comprometidos com o sucesso deste programa, visando impactar positivamente a vida das pessoas que vivem na Reserva Extrativista Verde Para Sempre conciliando o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e garantindo, assim, um equilíbrio que beneficiará as comunidades presentes e futuras. 

A jornada para o desenvolvimento sustentável ainda tem muitos desafios pela frente, mas é guiada pela esperança de um futuro mais próspero e harmonioso para todos.

Últimas notícias