Notícias

Com nova estrutura de gestão, Interelos intensifica atuação socioambiental nos biomas

Nova abordagem vai aumentar a eficiência das ações e a escalabilidade dos programas

Com a intenção de fortalecer sua presença e eficácia na promoção do desenvolvimento comunitário e na preservação dos biomas brasileiros, o Interelos, instituto de longa atuação no terceiro setor, anunciou em reunião realizada no dia 20 de março, uma reestruturação organizacional significativa. A mudança inclui a nomeação de uma nova diretoria que será liderada por Rogério Tucherman, advogado com três anos de experiência no setor e em iniciativas de compromisso com a economia solidária.

“Estamos empenhados em reunir as competências necessárias para impulsionar projetos em andamento e futuros, abrindo frentes estratégicas em originação, captação e relações”, afirmou Tucherman, novo presidente do instituto.

O principal objetivo da reestruturação é consolidar as competências necessárias para impulsionar essas frentes. A nova diretoria liderada por Tucherman e pelo vice-presidente, Luiz Ferraro, assume com foco na criação de negócios geridos por cooperativas e na melhoria dos territórios em que atuam.

“Estamos determinados a ir além do financiamento e promover mudanças reais nos territórios onde operamos”, enfatizou Tucherman.

Um dos pilares dessa mudança é a revisão do estatuto do Interelos, com ênfase na representatividade dos associados. Para o instituto, os verdadeiros representantes são as lideranças regionais, responsáveis por promover mudanças nos territórios onde o Interelos atua.

“O Interelos existe para criar negócios no campo da socioeconomia. Atuamos em territórios criando negócios geridos por cooperados.”

Aerton Paiva

Aerton Paiva, que agora será um dos responsáveis pela frente de originação de novos negócios, expôs sua visão sobre a nova estrutura organizacional: “O Interelos existe para criar negócios no campo da socioeconomia. Atuamos em territórios criando negócios geridos por cooperados. A partir disso, desenvolvemos uma hipótese de que os melhores representantes do que de fato o instituto é são as lideranças regionais”. Ele também destacou que irá dar todo suporte para os novos gestores e associados a fim de construir uma relação de confiança ao longo do tempo. 

Assine a nossa Newsletter e receba em primeira mão nossos artigos e lançamentos. Clique aqui!

Na reunião, Viviane Aguiar, integrante do conselho fiscal, expressou sua confiança na responsabilidade de garantir uma gestão transparente dos recursos e assegurar a integridade financeira do instituto, ressaltando a importância de corresponder às expectativas dos envolvidos.

“Para um projeto crescer e transformar um território, ele precisa de estrutura. Estamos determinados a fornecer uma estrutura eficiente e eficaz”, destacou Aguiar.

A estruturação dos grupos de trabalho também é uma prioridade, com a criação de departamentos dedicados a diferentes aspectos dos projetos, incluindo originação, elaboração técnica, precificação, execução, comunicação, administrativo e financeiro. Essa abordagem visa sistematizar as competências e otimizar os processos de gestão.

“Para um projeto crescer e transformar um território, ele precisa de estrutura e nós estamos determinados a fornecer essa estrutura de forma eficiente e eficaz.”

Viviane Aguiar

“Estamos comprometidos em manter uma abordagem integrada e adaptável às diferentes necessidades que possam surgir”, afirmou Jorge Streit, consultor do instituto .

Os desafios da nova gestão incluem a necessidade de adaptação a diferentes contextos e demandas dos financiadores, mantendo uma abordagem integrada e comprometida com os princípios fundamentais do instituto. A metodologia do Interelos, centrada nas pessoas e orientada pelos direitos humanos, será a base para as ações futuras.

Com uma abordagem orientada para resultados e um compromisso renovado com o desenvolvimento comunitário, o Interelos está determinado a transformar positivamente os territórios onde atua, promovendo autonomia, sustentabilidade e inclusão social.

Assine a nossa Newsletter e receba em primeira mão nossos artigos e lançamentos. Clique aqui!

Últimas notícias